terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quem brinca com fogo faz xixi na cama?!

Será que é verdade?? Quem brinca com fogo faz xixi na cama?!
Pensando em proporcionar às crianças experiências onde eles possam ter contatos com elementos da natureza, pensei no fogo: um dos quatro elementos e um tabu bem grande quando falamos de crianças pequenas. Mas o fato é se a curiosidade existe, por que não trazê-la a nosso favor??
De que maneira poderia fazer isso??
Coloquei uma vela no centro da mesa e as crianças podiam aquecer a ponta do giz de cera para desenhar. É claro que expliquei para ter cuidado, pois queimava, e toda aquela conversa que antecede uma atividade que necessita de algum cuidado maior.
O resultado foi incrível. Como faço atividades em pequenos grupos, tive que montar uma outra mesa (tiveram crianças que desenharam e testaram as possibilidades do giz derretido por mais de 40 minutos!).
Nesta atividade as crianças perceberam as características do fogo, como ficava o giz quando aquecido, formaram casquinhas de giz pingando camadas de cores diferentes! Teve quem até visse o fogo mexer e se transformar em chapéu de bruxa!
Que máximo!




A vela ficou linda! Toda colorida!

A tal da casquinha de giz


3 comentários:

  1. Precisa falar que eu amei essa vela? Acho que é redundante, não? rs. Eu já tive muita vontade de fazer isso com os segundos anos, mas uma vez eu usei cola quente, repito, EU usei, e a diretora não gostou, imagina vela! Eu fiz essa atividade no EMEI! E era um ou dois de cada vez! :)
    AMEI AMEI AMEI.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. "eu fiz essa atividade no EMEI" quando eu era estudante do EMEI! rs. Ficou um tanto confuso essa informação.

    ResponderExcluir
  3. E afinal alguma delas fez xixi na cama?

    ResponderExcluir